Últimos assuntos
» Fala aê galera!
por HugorXD Ter Jun 18, 2013 11:55 am

» Guia de Refino
por Ryuku Dom Maio 05, 2013 12:28 pm

» Recomeço do Clã Qiang
por Ryuku Dom Maio 05, 2013 12:24 pm

» ☼Armas dos 7 Sábios(Visualização e as Provas)☼
por 7ton7 Ter Mar 13, 2012 4:35 pm

» O que fazer para não ficar parado em PW
por OctaviusV Dom Jan 22, 2012 1:43 pm

» Império Ancestral
por Kishomaru Sab Jan 14, 2012 6:55 pm

» Novas Skill's das Classes (Expansão UnderWold)
por __Lili__ Seg Dez 26, 2011 6:23 am

» Guia de Livros Divinos by Tio South \o/
por SouthWolf Sex Dez 23, 2011 7:42 am

» Abrindo 2 Perfect World
por Kishomaru Qui Dez 22, 2011 11:57 pm

Quem é quem?
Marechal
OctaviusV
General
DarKratoS
Majores
"Lya"
Omerc2
SouthWolf
Capitães
Cross_69
hakkinenx
Lilithy15
Lunadil
niGht'z
Stargirl2
SwordXmax

[Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Ir em baixo

[Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por Convidad em Seg Nov 23, 2009 9:44 am

Pessoal, esse guia eu li já faz alguns meses e estava querendo publicar aqui, mas tinha perdido o link. Como eu reencontrei, irei postar aqui, com algumas adaptações pra o PW e comentários de minha autoria (aparecerá como "HN" - de Hiky Note). Depois dessa reunião, tenho certeza que isso será muito útil (vocês vão ver). Então, leiam tudo, pois é muito importante entender como funciona o sistema de aggro (que é algo básico em RPGs) e com a perca de alguns minutos se evita muita cagada. Então, vamos lá:

Criação do Personagem

Cada jogo, normalmente tem varias classes e raças, por isso é bom perder um pouco de tempo aqui para conhecer, mesmo que superficialmente cada uma delas, pois é bom encontrar uma que se adeque ao seu estilo de jogo desde o início e ofereça o que você quer ser, tanto para jogar o solo play do game, quando para o jogo em grupo.

Arquetipos das Classes(archetypes)
Existem 4 arquetipos básicos quando se trata de jogo em grupo e a maioria das classes são criadas primariamente para desempenhar uma destas 4 funções ou ser uma mistura de algumas delas.

Tank

O trabalho do tank, é basicamente receber porrada, ele é a muralha entre os membros mais fracos da party e os bichos(mobs). Como tanker, o player deve se focar mais no elemento resistência que no elemento dano. Um erro comum é o player tornar seu ataque o foco de suas atenções e esquecer a sua resistência, claro que o tanker deve ter um bom ataque, mas a resistência é o foco do arquetipo. Em alguns jogos, para atrair a atenção dos mobs(bichos), é necessário o maior dano possível, por isso o ataque não pode ficar esquecido.Recomendo que você verifique se o jogo segue este padrão, onde o dano é realmente a melhor ferramenta para atrair os mobs(bichos) ou existem outras formas de fazer isso, com base nestes dado, você irá saber qual a real necessidade de investir em resistência e em força de ataque.

HN: No PW, as classes que se tornam tanker são bárbaro e algumas builds de guerreiro. Quanto a parte do dano, existem várias habilidades do tipo Taunt (provocar) que chamam a atenção do mob, então o tank não precisa tirar tanto dano. Isso será explicado mais para frente, nesse mesmo guia.

Damage Dealer

O seu trabalho será matar o maior número possível de inimigos, isto não será tão simples, pois se você atacar muito rápido os mobs, eles podem esquecer do tank e correr para você e isto pode ser fatal.Lembre-se que não é você quem deve receber os danos dos mobs e sim o tank, o segredo é achar um local(spot) onde os mobs não possam alcançá-lo, ou tenham dificuldade para isso e assim você possa dar o máximo de dano possível neles com segurança, por isso conhecer o local onde está atacando e saber se posicionar é fundamental.

HN: No PW, os damage dealers são os arqueiros, magos e algumas builds de sacer. Também será explicado melhor mais pra frente nesse mesmo guia. Os damage dealers também são conhecidos como "Nukers".

Healer

O trabalho principal é manter o grupo vivo, alguns cometem o erro de querer dar dano nos mobs e ficam sem energia (HN: MP) para poder curar o grupo. Lembre-se sempre que sua principal função é sempre curar o grupo, pois um healer sem mana, muitas vezes, é sinônimo de grupo morto.

HN: São os sacers do PW. Só lembrando, que existem builds de sacer focada em dano (full int e critical). Esses sacers exercem melhor a função de Damage Dealer.

Crowd controller

É o Crowd controller que toma conta de inimigos que não estão sendo atacados pelo grupo, de inimigos que estão fora do poder de ataque do grupo, mas que estão atacando o grupo. Normalmente o Crowd controller coloca este inimigos pra tirar um cochilo, congelam, stunam, para deixá-los inaptos momentâneamente para o combate. É um trabalho difícil, pois o player precisa de bons reflexos e a habilidade de se adequar as diferentes situações, fora ter uma visão geral de todo o combate para identificar o mob que precisa ser paralisado.

HN: No PW, os integrantes desse grupo são os guerreiros. Em algumas adaptações, as feiticeiras podem fazer algo semelhante, pois como luradoras, elas podem chamar apenas um mob por vez, o que em alguns casos executa a mesma função. Essas pessoas têm uma função muito importante no grupo que é de "salvador de sacers", stunando aqueles mobs (principalmente arqueiros) que não foram atacados pelo tanker e impedindo eles de virar no sacer.

Raças

Você deve escolher uma raça que se sinta confortável com ela, pois passará muitas horas desenvolvendo este personagem(character=char).
Aparência e o elementos role playing devem sempre ser suas prioridades nesta escolha.
É comum a raça que você escolher não se encaixar da melhor forma no arquetipo que você quer desenvolver, por isso algumas coisas devem ser também levadas em consideração na escolha da raça. Você deve antes de mais nada verificar se há habilidades(skills) exclusivas de uma determinada raça no jogo, isso é mais importante que dados estatisticos de sua raça.

HN: No PW não temos esse problema, já que não há classes que se repetem em várias raças. Mas é sempre bom saber um pouco sobre isso pra outros jogos no caso.

Os combates básicos dos arquetipos(noções de combate em grupo)

Na maioria dos mmorpgs, os pequenos times são conhecidos por groups ou partys e seu limite de membros, o número de players, tem pequenas variações de jogo para jogo. Os combates em grupo nas áreas iniciais, chamadas de newbie areas ou lower levels, não são tão importantes e até mesmo podem gerar para o player menos XP( pontos de experiência necessários para se aumentar de nível) que os combates solo, porém ainda assim recomendo que o player se habitue a jogar em grupo e treine suas habilidades nestas áreas sempre que possível, pois mais para frente no jogo, não se terá tempo, por muitas vezes, de se pensar em noções básicas e perder tempo com elas, pelas dificuldades que encontrarão pelo caminho, pois o jogo vai ficando cada vez mais difícil e exigindo um player(jogador) cada vez mais habilidoso, portanto, grave as noções básicas do jogo na sua Alma.

Duas palavras que serão usadas nas próximas explicações:

a)Aggro – se alguém está com aggro, significa que o mob está atacando ele, que ele atraiu a atenção do mob para si, pode ser um único mob ou um grupo de mobs;

b)Hate – quando você ataca um mob, você ganha hate points(pontos de ódio) daquele inimigo. O player com o maior número de hate points será o que terá o aggro daquele inimigo em particular.

HN: Só lembrando que curar quem está sendo atacado também gera Hate Points do atacante para o healer, mas isso será explicado melhor mais pra frente.

O tanker

O tank normalmente tem uma skill chamada “taunt” que serve para atrair os mobs e deixar seu amigos longe dos problemas, pois essa skill lhe dá mais hate points e aqui entra numa questão que falei antes, as vezes o dano do tank, quer dizer, normalmente o dano do tank deverá ser menor que o do damage dealer, porém o dano do tank junto com essa skill, o “taunt” geram mais hate points pra ele e isso atrai os mobs.O dano que o tank dá junto com a maioria de suas skills, que devem ter como característica também o taunt, vão lhe gerando cada vez mais hate points. As vezes pode acontecer que os outros membros do grupo, precisem diminuir a velocidade de ataque, para o tank poder sempre permanecer na linha de frente, as vezes, você como tank precisa dizer aos seus amigos para irem mais devagar nos danos, pra você permanecer sempre com mais hate points e assim os healer só precisam se preocupar com os tankers e não com toda a party. As vezes chega a ser necessário que o damage dealer pare de atacar para o tank pode restabelecer a liderança dos hate points.

HN: No PW, tanto guerreiro quanto bárbaro possuem essas skills. Quem está tankando deve usar elas SEMPRE e não apenas quando o mob ou boss virar (que é o que a maioria faz). Lembre-se: o foco do mob é VOCÊ!

Lutando contra vários oponentes

Pode ser um pouco complicado e necessita de um pouco de experiência do player, pois ele terá que constantemente mudar de alvo pra manter os valores de hate points de todos os mobs direcionados para o seu char, ou seja, precisa ser o lider de hate points em todos os mobs que estão atacando o grupo, mas isso pode ser até simples se os outros membros concentrarem seus ataques num único alvo.Mas lembre-se que o healer quando cura os membros da party sempre ganhará hate points dos inimigos daquele ataque, então mesmo que ninguém esteja atacando um determinado mob, e só você esteja pra mante-lo concentrado no seu char, pode ser que subitamente ele abandone o ataque do seu char e corra pra cima do healer, por causa disto que te falei, então, mantenha uma taxa de hate points sempre em crescimento junto a todos os mobs, senão eles poderão atacar o healer ao invés de você.

HN: Aqui entra um fator importante. Quem está tankando, deve usar o maior número de ataques em área possíveis, pra gerar hate points em todos os atacantes e não deixar ninguém virar. O que acontece muito é o tanker esquecer de pegar os arqueiros. Se ele não atacar o mob, ele não ficará com raiva do tanker e sim do healer que não deixa o mob matar. E se ele virar no sacer, já viu, né? Então não esqueçam de atacar todos (inclusive os arqueiros).

Linha de ataque

Mormalmente para acertar um alvo com um spell(feitiço), é necessário uma linha reta sem obstáculos(exceto players e mobs) entre quem está lançando o spell e o alvo.É importante que você como tank não se esconda em algum obstáculo ou entre em algum local fechado, pois nem os healers irão poder te curar e nem os damage dealers irão poder atacar seus alvos, pelo fato de você os atrair(mobs) para este local, que está fora da linha de ataque e mesmo, de cura.

Damage Dealer

É importante que todos os damage dealers do grupo concentrem o poder de ataque num único alvo e assim, matem um mob por vez.É muito importante que os inimigos morram o mais rápido possível.Contudo, é tão importante quanto matar rápido, não pegar o aggro, pois os damage dealers não podem, normalmente receber muita pancada dos mobs. Se você morrer, o grupo como um todo irá dar menos dano nos mobs e isto pode ter como consequencia para o grupo, não conseguir matar os mobs rápido o suficiente a ponto de sobreviver. Mesmo que você não morra, o healer terá que curá-lo constantemente para lhe manter vivo de um ataque dos mobs e isto irá gerar hate points para o healer, fora que ira consumir muita mana dele também, ou seja, ser atacado sendo um damage dealer é perder duas vezes em se tratando de grupo.
Um truque para evitar o dano dos mobs é em cada novo ataque, esperar um pouco para o tanker acumular hate points para só então começar a atacar aquele mob. Quanto tempo você vai ter que esperar depende das circunstâncias e do poder de ataque/skill de taunt do seu tank. Tente encontrar um equilíbrio entre poder causar bastante dano nos mobs e evitar ser atacado quando estiver jogando em grupo.
Lembre-se de preservar sua mana, é importante lembrar que não é necessário lançar um spell em cada bicho que você atacar, outro grande erro é lançar um spell poderoso num mob que está quase morrerndo, isto seria uma perda de poder de ataque, fora o desgaste da mana/energy e isto no decorrer da batalha pode fazer toda a diferença.Lembre-se, isto não é uma competição pra saber quem causa mais dano, preserve a sua mana/energy.

HN: Aqui senhores, é fundamental o Damage Dealer saber jogar. O foco do Damage Dealer (ou Nuker) deve ser SEMPRE os que estão quase mortos. O nuker deve matar se possível, sempre em 1 hit. Isso em TW é importantíssimo, pois como quase todos usam amuleto, não compensaria um nuker ter que atacar 2 vezes. Isso porque o amuleto pode rodar e o player, ao te ver, pode te stunar e tal, o que pode te fazer morrer antes da hora. Elemento surpresa é fundamental aqui. Lembre-se: o morto NUNCA pode te ver. Quando ele tentar fazer alguma coisa, já tem que estar morto.

Healer

O maior segredo do healer é descobrir o “tempo certo” de quando curar e de quando não curar e isto será necessário saber, pois se você curar muito rápido os inimigos(mobs) irão correr para cima de você e se você curar muito devagar, diga adeus ao seu tank, pois ele vai morrer, então o trabalho do healer é muito focado na hora certa de curar e de não curar e isso exige muita atenção do player.
A hora certa de começar os trabalhos do healer é quando não existe nenhum inimigo por perto, então solte no seu grupo todos os buffs de proteção que tem, todos os buffs que reduzem dano que você tenha disponível em todos os membros do grupo, logo antes de entrarem no combate.Na maioria dos jogos, parece que os buffs não atraem o aggro, então, em relação aos buffs, vc poderá renová-los durante o combate, mas se no seu jogo o aggro acontece também por causa do buff e não apenas pela cura, então evite buffs durante o combate. A comunicação do healer é importante no combate, então não hesite em avisar aos membros do grupo, para diminuirem o ritmo de ataques para você, como healer poder se reestabelecer, renovando sua mana, por exemplo. Também avise assim que estiver preparado para mais combate e assim, as tarefas se tornam muito mais coordenadas.
Lembre-se que normalmente o momento de começar a curar é no meio da batalha e não assim que ela se inicia, pois, quando o combate já está pela metade, o tank já detém todos os hate points necessários e suas curas não irão atrair os mobs para você e muitas vezes vezes este é um grande erro dos healers, pois quando o grupo está se aproximando do grupo para combater, muitos healers começam já a curar o tank e isto desvia todos aqueles mobs que estavam indo na direção dele, direto para o healer, o que, na maioria das vezes, é morte certa, por isso, não caia na tentação de curar precipitadamente, pois lembre-se, o tank está ali pra aguentar pancada.
A dica final para o healer é que as maiores curas são feitas no tank e as pequenas curas nos damage dealers e spell casters pois isto irá preservar sua mana e diminuir o acúmulo de hate points para você, pois distância dos mobs é fundamental para realizar bem o seu trabalho.

HN: Prestem atenção sacers no que eu vou dizer agora. Primeiro, não entendam errado a parte de não curar antes da batalha. O que o texto diz, seria melhor escrito como: "Não cure o tanker antes da batalha se o mob já percebeu a presença do grupo". Em alguns bosses (99%) você deve lançar algumas Preces da Calma antes, pois é fundamental que o tanker esteja sendo curado enquanto levanta os hate points do boss. Ou seja, o boss NÃO vai te ver curando no começo, pois você curou antes e assim não vai virar em você. Então, lance as preces da calma, espere um pouquinho e então volte a curar. Outra coisa, não usem muitas curas em área, pois você estará gerando hate points em vários mobs o que aumenta a chance de um deles virar em você. E por último, não cure sem parar, pois isso gastará mais mp do que precisa e fará o tanker pensar que aguenta mais dano do que realmente ele suporta. Façam assim: comecem curando na velocidade máxima e vai diminuindo aos poucos. Quando você ver que o HP do tanker começou a diminuir, então aumente um pouco a velocidade. E em bosses, nunca economizem pots de MP, ok?

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Parabéns

Mensagem por OctaviusV em Seg Nov 23, 2009 12:26 pm

Linc parabéns pelo tópico, muito bom mesmo!! ^^

_________________




avatar
OctaviusV
Qiang's Marechal
Qiang's Marechal

Mensagens : 303
Pontos : 3535
Reputação : 48
Data de inscrição : 31/10/2009
Idade : 41
Localização : Pernambuco

Ficha do personagem
Nome: OctaviusV
Classe: Guerreiro(a)
Level: 101

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por Bela20 em Seg Nov 23, 2009 1:13 pm

é o cérebro do clã
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
avatar
Bela20
Qiang's Major
Qiang's Major

Mensagens : 286
Pontos : 3523
Reputação : 49
Data de inscrição : 04/11/2009
Localização : Pernambuco

Ficha do personagem
Nome: Bela20
Classe: Sacerdote(isa)
Level: 92

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por "Lya" em Ter Nov 24, 2009 7:06 pm

Concordo com meu príncipe e com minha irmã, muito bom o tópico...pena q só li a metade...hehehehehe...deu preguiça Laughing
avatar
"Lya"
Qiang's Major
Qiang's Major

Mensagens : 422
Pontos : 3641
Reputação : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 38
Localização : Pernambuco

Ficha do personagem
Nome: Lya
Classe: Mago(a)
Level: 100

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por Anksunamo em Qua Nov 25, 2009 2:51 pm

Prefiro nem aumentar teu ego.
heauheauhaeuha

Rolling Eyes
avatar
Anksunamo
Ex-membro

Mensagens : 74
Pontos : 3257
Reputação : 28
Data de inscrição : 07/11/2009
Idade : 28
Localização : Aqui do lado. ^^

Ficha do personagem
Nome: Anksunamo
Classe: Sacerdote(isa)
Level: 70

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por Convidad em Qua Nov 25, 2009 2:56 pm

Anksunamo escreveu:Prefiro nem aumentar teu ego.
heauheauhaeuha

Rolling Eyes
Já aumentou. Twisted Evil

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por Convidad em Qui Nov 26, 2009 6:08 am

Hiky fala assim!
"É eu sei que sou incrivel, oq seria d vcs sem mim!!!"
kkkkkk ego levantado magina nehh hauahuaha

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por Convidad em Qui Nov 26, 2009 6:21 am

Não falem assim que eu fico com vergonha. Embarassed rsrsrsrsrsrsrs

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum